Microsiga Protheus é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP/CRM/HCM/SCM) , criado e desenvolvido pela TOTVS S/A, para atender a todo mercado corporativo.
O sistema contempla todos os principais processos de empresa, através de seus módulos, onde cada módulo corresponde a uma área especifica de gestão, como por exemplo, o módulo FAT (Vendas e Faturamento) que contempla a área de Vendas, fazendo a integração das informações com as demais áreas da empresa. Cada módulo é responsável por dezenas de processos de negócios, baseado em práticas do dia a dia de diversos segmentos de negócio.
O sistema foi desenvolvido sobre três principais fundamentos: Flexibilidade, Simplicidade e Respeito ao Legado . Este fundamentos deram ao produto uma série de caracteristicas que norteiam cada RoadMap do sistema.
- Facilidade de customizar e parametrizar
- Independencia de sistema gerenciador de banco de dados relacional
- SDK gratuíto ( o mesmo utilizado pelos desenvolvedores do produto )
- Pontos de entrada públicos que permitem personalizações nas transações e regras de negócio do produto
- TCO baixo ( facilidade de atualização de produto )
- Metadados ativo e extensivel
- Framework de desenvolvimento robusto baseado em MVC
TOTVS 12 – Linha Microsiga Protheus
A Linha Microsiga Protheus incorporou uma série de novas funcionalidades a linha Microsiga Protheus tais como:
Novo Guidelines desenvolvido utilizando Design Thinking – conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções, como uma grande preoupação em usabilidade.
Como instalar https://www.blogadvpl.com/baixar-a-versao-teste-do-protheus-12
Histórico
Abril 1991 à 1995
Em Abril de 1991 a Microsiga Software inicio o desenvolvimento do produto Siga Advanced. Nesta época o sistema era desenvolvido sobre a linguagem Clipper 5.x.
O sistema possuia uma interface padrão colorida baseada em caracter que continha o conceito de ‘Janelas’, permitindo assim o uso de dispositivos de entrada que o destacava dos sistema desta época.
O metadados ou dicionário de dados ativo permitia aos usuários do sistema flexibilidade e personalização das interfaces do sistema, permitindo a criação de novas tabelas, campos, indices, entre outros.
Para uma maior flexibilidade do produto o sistema admitia a criação de programas personalizados pelo cliente, de modo a extende-lo as necessidades do cliente.
Nesta época o sistema permitia o uso dos sistemas operacionais DOS ou Windows e dos bancos de dados ADS Server ou AS/400.
1995 à 1997
Em 1995 surgi a primeira versão Windows do Siga Advanced. O sistema teve sua interface totalmente remodelada para a interface do Microsoft Windows da época. A linguagem de programação do produto continuava baseada no Clipper 5.X e foi acrescentada uma biblioteca chamada FiveWin que permitia sua utilização sobre a interface do Windows.
Paralelo a mudança da interface gráfica, a Microsiga desenvolveu a tecnologia Top Connect que permitiu ao sistema o suporte aos bancos de dados relacionais, como o SQL Server e Oracle.
O sistema para a ter suporte a dois idiomas – Português e Espanhol e uma série de módulos e novos processos de negócio foram desenvolvidos no produto, como: SCM e CRM.
Siga Advanced for Windows
1998 à 2003
Após o sucesso da tecnologia Top Connect, a Microsiga Software S/A decide substituir a linguagem de programação do Siga Advanced por uma tecnologia própria, a decisão foi pautada em dos pilares do sistema ‘Respeito ao Legado’, haja visto o grande volume de personalizações criadas por nossos clientes e parceiros. Assim em 1998 o Siga Advanced é rebatizado para Advanced Protheus e surge a linguagem de programação AdvPL.
O sistema surge com uma nova arquitetura de desenvolvimento, agora baseado em três-camadas, permitindo mobilidade ao usuários do sistema, sem o uso de Web-Enabler.
A interface de usuário do Advanced Protheus utilizava a linguagem de programação Borland Delphi que permitia um maior volume de componentes gráficos que a biblioteca FiveWin e sua utilização abaixo do Internet Explorer através de um plugin ActiveX.
Com o advento da camada servidora do sistema, o sistema passou a operar no sistema operacional Linux e a ter suporte ao desenvolvimento Web, SOA, Remote Procedure Call (RPC) e Telnet.
Advanced Protheus
2004 à 2006
A interface do sistema passa a ter suporte aos sistemas operacionais Windows e Linux sem necessidade de reescrita do código-fonte. A linguagem de programação da interface deixa de ser o Borland Delphi e passa a ser a biblioteca QT.
A linguagem AdvPl passa a ter suporte a programação Multthreading e a criação de Stored Procedures nativas no banco de dados.
O sistema se consolida, disponibilizando aos seus clientes mais de 70 módulos e mais de mil de processos de negócio. A localização do sistema permite que ele opere em 9 países.
Protheus 8
2007 à 2010
O sistema muda de nome mais uma vez e passa a ser chamado de Microsiga Protheus.
A liguagem de programação AdvPl passa a ter suporte a CSS Style, a programação em Grid Computing.
O Application Server passa a suportar uma nova linguagem de programação, 4GLi, permitindo interoperabilidade com a linguagem AdvPl.
O FrameWork base de desenvolvimento do Protheus passa a ser baseado em MVC (Model View and Control) reduzindo o custo de desenvolvimento e garantindo a exposição de todas os formulários do sistema em serviços ( web services ).
Microsiga Protheus 10
TOTVS 11 – Linha Microsiga Protheus
A TOTVS unifica sua interface e todos os software passam a ser chamados de TOTVS 11. A nomeclatura Microsiga Protheus passa a ser uma linha de produto do TOTVS 11.
O sistema passa a compartilhar componentes com outras linhas de software
Os principais destaques do TOTVS 11 linha Microsiga Protheus são:
-
- Novo guidelines de interface TOTVS 11 com os temas Standard, Classic e Sunset
- No componente Browse, presente em grande parte dos formulários do produto. Este novo componente possibilitou a incorporação de uma série de novos recursos, como:
- Otimização de instruções com o banco de dados, incluindo uso de campos virtuais.
- Botão localizar case-insensitive
- Novas funcionalidades de filtragem: aplicação de diversos filtros, configuração do texto do filtro, uso de outras tabelas, visualização do filtro padrão e dados variáveis de seleção
- Personalização de cores, fontes, altura da linha, colunas e totalizações
- Impressão gráfica, envio de email, exportação HTML, PDF, ODF, Planilhas ( MS Excel ) e TOTVS ECM dos dados do Browse
- Acessibilidade Visual nativa no produto
- Novas opções de SmartClient para os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOs e uma opção de uso em navegador, SmartClient HTML, sem a necessidade de plugins, para os navegadores: Internet Explorer, Firefox, Safari e Google Chrome. A opção do SmartClient HTML permite o uso em tablet’s como os sistemas operacionais iOS e Android.
- Novo IDE baseado no Eclipse onde disponibilizamos um desenhador de interface padrão MVC.
- Novo modelo de segurança de usuários compatível com a NBR 27001 e ISO 15.408.
- Implementação do conceito de Perfil de usuário que permite uma série de personalizações do produto anteriormente disponível apenas pelo metadados.
- Introdução do conceito de Gestão de Empresas
- Intrudução da Gestão da Configuração de deploy de metadados e atualizações de RPO.
- Catalogo de personalizações que permite a documentação de todos os pontos de entrada do produto, além de sua rapida identificação uma vez que o catalogo é atualizado dinamicamente.
- Novo padrão de Schedule muito mais simples e funcional.
- Introdução do conceito do Protheus Event Viewer
- Integração com o TOTVS ESB e a introdução do conceito de EAI – Enterprise Adapter Interface, facilitando a integração multi-ponto e mono-ponto.
- Integração com o TOTVS ECM que incorporou ao produto ferramentas de WorkFlow, GED e BPM.
- Introdução de parametrização de elemetros gráficos e implementação do TOTVS | Broker para operação em redes com latência alta.
- Introdução do conceito MILE.
- Novo padrão de Audit Trail baseado em triggers de Banco de dados, disponível nos banco de dados: Microsoft SQL Server, Oracle, IBM DB2 e Progress OpenEdge.
TOTVS 11 – Linha Microsiga Protheus
Microsiga Protheus® e Totvs® são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S.A
O Blog ADVPL não possui qualquer vínculo direto ou indireto com a Totvs, qualquer uma de suas franquias, representantes e licenciados.